Dicas para estudantes

Sobre pré-requisitos

É essencial¹ ter aprendido bem o conteúdo dos pré-requisitos, seus atingido os objetivos de aprendizagem. Sem aprender os pré-requisitos primeiro, não faz sentido se matricular em disciplina que os necessita.

(Obs.: aprenderpassar.)

¹ Imagine chegar em Polo Aquático I, sem ter aprendido mesmo as Natação I e II primeiro; ainda mais sem sequer ter entrado na agua na sua vida inteira! E olha como não importa se tu tirou até 10,0 na “avaliação” de tal disciplina de Natação. Não dá para usar um histórico.pdf para nadar. Não é assim que funciona. Infelizmente acontece demais isso no nosso curso.

Disciplinas de «tópicos». Antes de solicitar matrícular numa disciplina, um aluno precisa saber qual seria o assunto estudado, ementa, objetivos de aprendizagem, a metodologia seguida, maneira de avaliação, etc. As disciplinas com nome «Tópicos» podem variar completamente de semestre para semestre, e logo precisa procurar todas essas informações—mandando um email para o professor, por exemplo—para confirmar se tu possui os pré-requisitos necessários (incuindo o próprio interesse), e se a metodologia de ensino será compatível com o resto do teu semestre.

Um pré-requisito óbvio

(Obs.: estudarler.)

Fluência em pelo menos um dos dois editores de texto que prestam ((neo)Vim & Emacs), ajuda em qualquer tarefa que envolve criação de arquivos de texto. Programação é uma delas.

Mesma coisa sobre o Git!

Aprender: só malhando

Única maneira de aprender é fazendo. Atender as aulas é um auxílio, mas pense que corresponde a assistir um professor de malhação na academia mostrar como efetuar um exercício: a forma correta, erros possíveis, etc. Não importa quanto tu vai assistí-lo levar os pesos, não importa quantos textos tu vai ler no assunto; se não levar os pesos com tuas próprias mãos, teus músculos não vão fortalecer.

Participar nas “brigas” matemáticas com seus colegas e com o professor é um recurso indispensável. Deixe possível timidez em casa!

Bibliografias

Por que tantos livros nas bibliografias? Qual é o melhor? Vale a pena ler esse excerto do livro Linear Algebra de Jänich.

Matemática: estudar, ler, escrever


Back to teaching.