Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas

Emitido em 05/06/2022 17:52

Relatório Detalhado da Avaliação da Docência por Turma

Docente: ATHANASIOS TSOUANAS
Ano-Período: 2021.2

Componente Curricular Turma Discentes Trancamentos Atuação do(a) professor(a) Média Geral Autoavaliação do(a) estudante
Média DP Média DP
IMD0028 - FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA COMPUTAÇÃO I 02 31 21 8,61 2,42 8,61 8,76 1,95
IMD0028 - FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA COMPUTAÇÃO I 03 9 17 8,44 2,40 8,44 8,63 1,51


Comentários dos discentes na avaliação da docência

(Nota: esses comentários serão visualizados apenas pelo próprio professor, pelo chefe do Departamento e pelo diretor do Centro onde é lotado)
Comentários positivos dos discentes sobre o docente
IMD0028 - FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA COMPUTAÇÃO I (90h) - Turma: 02 (2021.2)
Discente Observações
1 É um professor academicamente bom, tem domínio sobre o que está abordando e possui ao longo da disciplina uma preocupação com a participação dos alunos nos assuntos administrados.
2 O professor aparentemente sabe bastante do conteúdo
3 Professor de prontidão para construir o pensamento matemático em conjunto com o aluno/turma.
4 A única coisa positiva é que ele passa muita atividade, e isso força o aluno a se cobrar
5 O professor é bem atencioso, ele utiliza a plataforma Zulip para comunicação com os alunos, e na maior parte do tempo está disponível para tirar dúvidas dos alunos, independentemente do momento da disciplina. Ele bem rígido quanto ao aprendizado, além de que as avaliações são dos assuntos que foram estudados durante as aulas gravadas com as notas de aula disponibilizadas pelo professor.
6 Dá pra notar que ele sabe muito sobre o tema mas é péssimo professor por escolha própria. Ele tem consciência de todas as dificuldades que coloca e faz de propósito porque quer dar aula para alunos selecionados. Seleciona 6 ou 7 e reprova 140. Desperdício de dinheiro público e possivelmente algum nível de eugenia. Não se importa com aluno com dificuldade. Ele diz que aluno com dificuldade não merece ser aluno dele.
7 Nada.
IMD0028 - FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA COMPUTAÇÃO I (90h) - Turma: 03 (2021.2)
Discente Observações
1 Nenhum.
2 Nenhum
3 Explica muito bem, está disponível para tirar dúvidas.
4 Nenhum.
5 Aulas boas, gravadas e bem dinâmicas.
Comentários negativos dos discentes sobre o docente
IMD0028 - FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA COMPUTAÇÃO I (90h) - Turma: 02 (2021.2)
Discente Observações
1 Contudo, há uma grande confusão na metodologia que ele administra. De início os alunos precisam ter uma capacidade muito autônoma e proativa para conseguir compreender o método de avaliação. Além disso, não recomendo pagar matéria com ele os alunos que trabalham/ não tem muita disponibilidade de tempo, pois a carga de assuntos que ele passa dia sim e dia não é extremamente grande e você se perde facilmente. (Como se já não bastava FMC com ele ser de um nível academicamente muito difícil). Ademais, a comunicação com ele durante o fórum foi péssima pois tirava muito do tempo para compreensão.
2 O professor me desestimulou quase que a desistir do curso, tranquei a matéria para não ter que trancar o curso, vários alunos trancaram e reprovaram e já vi que isso é todo semestre, o professor cobra horas aula totalmente fora do normal e é impossível para alguém que trabalha o dia todo acompanhar o ritmo maluco que o professor cobra, não é nem que seja difícil, mas a quantidade de conteúdo que ele cobra dá a entender que ou você não pode trabalhar (coisa totalmente sem lógica para um curso a noite) ou que você só pode pagar a matéria dele. logicamente era pra dividir essa matéria em 3.
3 A metodologia aplicada na turma não obteve resultados, pois tratando-se de uma matéria complexa e necessária para o andamento do curso, foi prejudicial para a maioria dos alunos.
4 Requer um tempo excessivo de dedicação a sua disciplina e não deixa claro o sistema de pontuação.
5 Com toda certeza, esse é o pior professor que eu já tive em toda minha vida, eu fico tendo pesadelos recorrentes com ele a noite, toda vez que entro no sigaa e vejo que ele me deu 71 faltas, sem ter feito nenhum encontro síncrono de aula, me da uma grande vontade de vomitar. Não faz nenhum sentido ele ser o único professor de fmc da turma da noite, visto que os alunos que estão cursando a faculdade a noite, precisam usar o tempo do dia para trabalhar. Espero que a UFRN faça algo a respeito.
6 Não gostei muito da metodologia aplicada pelo professor, pois prendia muito o aluno a sua disciplina, ou seja, teria que se dedicar apenas a ela com tanta coisa pra fazer, além que tinha as outras disciplinas pra estudar.
7 1. O professor é extremamente rígido, e isso não é um ponto negativo, porém, como a disciplina é do noturno, a maioria dos alunos trabalham enquanto estudam, e para quem o faz, é uma desvantagem de tempo absurda. 2. Não acho interessante a ideia de que a informação deva ser encontrada APENAS e SOMENTE no FMCbook, as vezes outras fontes/referencias e até mesmo vídeos facilitam a aprendizagem. 3. A adaptação feita da disciplina para o EAD foi mal pensada, em minha visão. Basicamente, se a pessoa sente dificuldades e fica muito atrasada, acaba se desestimulando (por isso 84,6% da turma desistiu).
8 É extremamente difícil acompanhar a matéria a distância, o professor é rigoroso, a matéria requer muita dedicação, e a distância fica quase impossível.
9 Vocês já sabem de todos os problemas de Athanasios e fazem vista grossa de propósito. Ele não dá aula síncrona e se recusa a oferecer um livro além do dele (que está mal escrito e incompleto). Ele fala português muito bem, mas se finge de desentendido quando convém. Não cumpre o papel de facilitador do ensino, pelo contrário, dificulta de propósito para que apenas alunos selecionados sejam capazes de seguir adiante. Ele não é um formador, ele leciona como quem exclui. É um absurdo que a UFRN ainda permita isso em 2022. Inovação e inclusão passaram longe. Que vergonha, IMD.
10 Não consigo pagar essa matéria com esse professor.
11 PÉSSIMO PROFESSOR, SIMPLISMENTE USOU O SIGAA UMA VEZ PRA DIZER QUE NÃO IRIA USAR O SIGAA PRA NADA, E JOGOU A GENTE NO MATO SEM CACHORRO, MUITOS(INCLUSIVE EU) NÃO CONSEGUIRAM ENTRAR, NEM TER ACESSO AS AULAS, NÃO RESPONDIA EMAIL, E NEM TINHA COMO SE COMUNICAR
IMD0028 - FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA COMPUTAÇÃO I (90h) - Turma: 03 (2021.2)
Discente Observações
1 Metodologia ruim, assuntos por cima de assuntos. O professor provavelmente estava achando que só existia a matéria dele para eu estudar com o tanto de assunto que ele passava dentro e fora de aula, O mesmo deveria entender que nós alunos temos vida e outras disciplinas para estudar, por que não existe só a dele...
2 A comunicação dele é péssima, já por ele não ser brasileiro, e o conteúdo das aulas dele requerem precisão nas palavras para o melhor entendimento. A aula dele é muito confusa, o aluno não entende nada.
3 Ritmo frenético de conteúdo. Passa muitas (muitas) atividades. O aluno fica um pouco desesperado e com a sensação de estar dentro de uma matéria impossível de aprender devido ao volume de cobranças, tarefas para casa, e necessidade de participação. Tirando o stress que isso causa, eu aprendi muita coisa. O problema é que nem sempre a gente consegue abstrair esse tipo de preocupação. Eu tive vontade de desistir da matéria por conta do "terror" de nunca conseguir estar em dias com o conteúdo no ritmo que ele foi dado e era cobrado.
4 A metodologia adotada pelo professor afastou e afastará muitos alunos da disciplina.
5 Meu tempo com trabalho remoto aumentou e acabei não conseguindo acompanhar as tarefas que eram muitas, então acabei me desestimulando.

Comentários dos discentes sobre o trancamento da turma
IMD0028 - FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA COMPUTAÇÃO I (90h) - Turma: 02 (2021.2)
Discente Observações
1 Professor com metodologia muito complicada. tenho certeza que muitos que não trancaram, reprovaram.
2 Não consegui acompanhar, mesmo sendo um conteúdo que nos foi apresentado de uma forma bastante plausível, mas o formato que nos levava a obter mais informações (site próprio do professor) é que atrapalhou um pouco. Porém, não consegui acompanhar.
3 Metodologia do professor completamente desconexa e desleal, faz com que sua matéria de 90h vira 180h pois quer que estudemos durante todo momento e ainda sejamos presentes em uma plataforma online, além da avaliação semanal do caderno. Todo aluno que trancou se sentiu melhor.
4 Acredito que o professor que escolhi foi o problema. não consegui lidar com a carga excessiva de conteúdos e cobranças dele.
5 É um componente que requer muita dedicação além do horário de aula. Infelizmente foi um semestre que não consegui conciliar com as atividades realizadas no meu trabalho. Optei pelo trancamento para tentar me dedicar as demais disciplinas, porém não obtive sucesso.
6 O motivo pelo trancamento da disciplina foi porque era muito conteúdo pra se ver em 3 meses e a metodologia do professor era muito "puxada" (incompatível) para um EaD.
7 Não conseguiria me adequar a metodologia do professor com o EAD.
8 Não me adaptei a metodologia utilizada pelo docente, não estava conseguindo acompanhar as atividades/pdf de estudo.
9 Dificuldade de acompanhar a disciplina.
IMD0028 - FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA COMPUTAÇÃO I (90h) - Turma: 03 (2021.2)
Discente Observações
1 Diminuição da carga horária para conciliar trabalho, estudo e cotidiano.
2 Não gostei do professor nem da metodologia.
3 Me cadastrei em muitas matérias, percebi ao inicio do período que estava difícil de se dedicar a todas.
4 Sofri de ansiedade e não consegui acompanhar essa disciplina em paralelo com as outras.
5 O motivo de ter realizado o trancamento foi devido à quantidade de carga horária que o professor exigia durante a semana, muito superior a que eu tenho disponível para cursar o componente curricular. Além disso, o professor exige que seja enviado 9 páginas de anotações toda semana e para quem faz outras atividades extracurriculares isso é praticamente muito difícil de acompanhar. Sem contar os problemas desse componente, a carga horária, o conteúdo, o nível de dificuldade e os professores que são intransigentes.
6 Metodologia do professor é não condizente com o horário oferecido (noturno), quase todos os alunos deste período trabalham pela manhã/tarde, o professor "bombardeia" os alunos com atividades e aulas assíncronas e síncronas obrigatórias, não há condição nenhuma de conciliar meu trabalho com as aulas do mesmo, esta com certeza é a causa do trancamento de uma grande quantidade de alunos para com esta matéria neste horário com este professor. Mesmo com muitas reclamações o mesmo não demonstra sinais de que irá mudar.
7 Não estava conseguindo acompanha o conteúdo dado no curso, pois era necessário uma grande demanda de tempo única e exclusiva para essa disciplina.
8 O tempo que o aluno precisa se dedicar para essa disciplina é muito maior do que o esperado. Coloquei poucas disciplinas para conseguir conciliar o semestre junto com o trabalho e essa disciplina, em específico, estava cobrando muito de mim.
9 Não consegui acompanhar o andamento da disciplina, foi um período muito conturbado na minha vida pessoal e acabei tendo que efetuar o trancamento da disciplina.
10 Não estava bem para continuar com todas as disciplinas.
11 O trancamento da disciplina foi realizado devido a cobrança, muitas vezes excessiva, feita pelo docente, pois ficou inviável a conciliação com outras disciplinas e obrigações fora da universidade. A aula do professor era bastante clara, mas o ritmo solicitado para envio de atividades foi determinante para o trancamento.


Respostas Detalhadas

Os discentes são ordenados aleatoriamente e o nº de ordem serve apenas para visualização.


Componente: IMD0028 - FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA COMPUTAÇÃO I Turma: 02


Dimensão 1 - ATUAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A)
Discente Respostas às Questões
1.1.1 1.1.2 1.1.3 1.1.4 1.1.5 1.1.6 1.1.7 1.1.8 1.1.9 1.1.10
1 10 N/A 10 10 2 7 5 9 10 10
2 10 9 10 10 10 10 10 10 9 10
3 10 8 10 10 10 10 10 10 10 10
4 6 1 10 7 8 9 9 7 10 10
5 6 4 10 3 10 3 2 10 10 9
6 10 10 10 10 7 8 10 10 10 10
Média 8,67 6,40 10,00 8,33 7,83 7,83 7,67 9,33 9,83 9,83
DP 2,07 3,78 0,00 2,88 3,13 2,64 3,39 1,21 0,41 0,41

Dimensão 2 - AUTOAVALIAÇÃO DO(A) ESTUDANTE
Discente Respostas às Questões
2.1.1 2.1.2 2.1.3 2.1.4 2.1.5 2.1.6 2.1.7 2.1.8 2.1.9
1 10 8 10 4 4 5 7 7 6
2 10 8 9 10 10 10 10 7 10
3 10 10 10 10 10 10 10 9 10
4 10 9 8 7 5 7 9 8 7
5 10 7 10 10 10 10 10 10 2
6 10 10 10 10 10 10 10 10 10
Média 10,00 8,67 9,50 8,50 8,17 8,67 9,33 8,50 7,50
DP 0,00 1,21 0,84 2,51 2,86 2,16 1,21 1,38 3,21


Componente: IMD0028 - FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA COMPUTAÇÃO I Turma: 03


Dimensão 1 - ATUAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A)
Discente Respostas às Questões
1.1.1 1.1.2 1.1.3 1.1.4 1.1.5 1.1.6 1.1.7 1.1.8 1.1.9 1.1.10
1 10 N/A 10 10 3 7 9 7 10 10
Média 10,00 -- 10,00 10,00 3,00 7,00 9,00 7,00 10,00 10,00
DP 0,00 -- 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

Dimensão 2 - AUTOAVALIAÇÃO DO(A) ESTUDANTE
Discente Respostas às Questões
2.1.1 2.1.2 2.1.3 2.1.4 2.1.5 2.1.6 2.1.7 2.1.8 2.1.9
1 7 N/A 10 8 10 6 9 9 10
Média 7,00 -- 10,00 8,00 10,00 6,00 9,00 9,00 10,00
DP 0,00 -- 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

Legenda:
N/A Item não avaliado ou não se aplica
DP Desvio Padrão
Dimensão 1 - ATUAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A)
1.1.1 Clareza na abordagem dos conteúdos ministrados.
1.1.2 Metodologias utilizadas nas aulas síncronas.
1.1.3 Disponibilidade para tirar dúvidas dos(as) estudantes.
1.1.4 Material digital disponibilizado pelo(a) professor(a) para estudo e acompanhamento do conteúdo.
1.1.5 Tempo disponibilizado para os(as) estudantes realizarem as atividades propostas.
1.1.6 Respeito aos horários do componente curricular registrado no SIGAA.
1.1.7 Coerência entre atividades/avaliações e os conteúdos ministrados.
1.1.8 Interação/comunicação com a turma.
1.1.9 Utilização do SIGAA ou outro ambiente virtual para manter contato com os(as) estudantes.
1.1.10 Cumprimento do programa do componente curricular.
Dimensão 2 - AUTOAVALIAÇÃO DO(A) ESTUDANTE
2.1.1 Assiduidade nas aulas síncronas.
2.1.2 Participação nas aulas síncronas do início ao fim.
2.1.3 Equipamentos tecnológicos que você utiliza no ensino remoto.
2.1.4 Utilização do material digital disponibilizado pelo(a) professor(a).
2.1.5 Dedicação ao estudo fora do horário das aulas síncronas.
2.1.6 Realização das atividades solicitadas.
2.1.7 Interação/comunicação com o(a) professor(a).
2.1.8 Interação com os(as) colegas da turma.
2.1.9 Aprendizado com o ensino remoto nesse componente curricular.


Voltar SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa16-producao.info.ufrn.br.sigaa16-producao Imprimir Imprimir