Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas

Emitido em 16/09/2019 17:59

Relatório Detalhado da Avaliação da Docência por Turma

Docente: ATHANASIOS TSOUANAS
Ano-Período: 2019.1

Componente Curricular Turma Discentes Trancamentos Postura profissional do professor Atuação do professor Média Geral Autoavaliação do aluno
Média DP Média DP Média DP
IMD0038 - FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA COMPUTAÇÃO II 01 41 8 10,00 0,00 8,63 2,57 9,32 8,86 2,07
IMD0038 - FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA COMPUTAÇÃO II 02 53 9 9,90 0,52 8,90 2,06 9,40 8,18 2,41
IMD0109 - TÓPICOS ESPECIAIS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO X 01 12 1 10,00 0,00 9,93 0,35 9,97 8,74 2,43


Comentários dos discentes na avaliação da docência

(Nota: esses comentários serão visualizados apenas pelo próprio professor, pelo chefe do Departamento e pelo diretor do Centro onde é lotado)
Comentários positivos dos discentes sobre o docente
IMD0038 - FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA COMPUTAÇÃO II (90h) - Turma: 01 (2019.1)
Discente Observações
1 não há
2 O professor possui um domínio muito grande do assunto
3 Pelo lado bom ele disponibiliza vídeos da aula (que é muito difícil de acompanhar) e é bem disponível para tirar dúvidas.
4 Melhor professor!
5 Nada a declarar
IMD0038 - FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA COMPUTAÇÃO II (90h) - Turma: 02 (2019.1)
Discente Observações
1 Professor ótimo. Muito preocupado com o andamento de cada aluno em relação ao aprendizado. O site disponibilizado para acompanhamento da matéria ajuda bastante.
2 Não há!
3 O professor demonstra dominar o conteúdo do componente curricular.
4 Συγχαρητήρια pela matéria, gostei muito da sua metodologia e de seu modo de realizar a prova.
5 Ele oferece todos os meios para o aluno aprender o conteúdo, entre seus vários métodos estão: gravar as aulas e posta-las em seu canal no YouTube, fazer seu próprio livro didático explicando o conteúdo das aulas e ter seu próprio site para auxiliar o aluno em sua organização. Tudo isso auxilia e muito no aprendizado. Além de estar facilmente disponível para tirar dúvidas, seja pessoalmente ou pelo Telegram.
6 Monitoria atenciosa, professor incentiva a participação dos alunos em aula.
7 Demonstra interesse no aprendizado dos alunos.
8 A exposição dos conteúdos e a abordagem do professor são excelentes. Conteúdos difíceis são facilitados. A organização do curso é muito boa e também são muito interessantes as eventuais conexões entre a matemática sendo ensinada e a computação.
Comentários negativos dos discentes sobre o docente
IMD0038 - FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA COMPUTAÇÃO II (90h) - Turma: 01 (2019.1)
Discente Observações
1 A metodologia do professor tem prejudicado os alunos fazendo muitos desistirem do curso algo que é ruim para nossa área que já tem poucos profissionais qualificados, professor devia rever seus conceitos e entender que não esta em seu pais de origem e sim no brasil onde a Educação não é como a de seu pais
2 Apesar de dominar o assunto, a didática é terrível. Não consegue transmitir quase nada do conteúdo para a turma. Utiliza uma bibliografia própria, cujo texto é pessimamente escrito, contendo poucos exemplos resolvidos. O assunto é apresentado sem nenhuma conformidade da literatura existente sobre o assunto. Se pegarmos livros consagrados sobre o assunto, percebemos que a abordagem usada em sala de aula é totalmente equivocada. O resultado geral da turma comprova tais fatos. Quando um aluno vai mal, a culpa é do aluno, mas quando a turma toda vai mal, tem algo de errado com a aula.
3 É muito difícil lidar com ele e aguentar até o final do semestre sem desistir. Ele passa um número exacerbado de exercício nos quais uma pessoa normal, que paga outras matérias, tem estágios/bolsas e precisa dormir pelo menos 5 horas não consegue cumprir. Além disso, ele demora muito pra colocar a frequência, da ponto extra 'por cara', e em uma ocasião na primeira unidade ele deu uma prova faltando 15 minutos para o fim da aula, prejudicando muito gente, e etc. Aparentemente ele é intocável, pois teve um grande número de reclamações ao longo dos semestres e nenhuma medida foi tomada.
4 Pior professor do IMD.
5 Professor totalmente hipócrita, tem um 'sistema de pontuação extra', onde o mesmo diz que varia do que você participa/colabora nas aulas, porém, para alguns alunos, basta 'respirar' em sala de aula, que ele já atribui pontuação. Ele não cumpre a ementa original da disciplina, faz adaptações que para ELE é melhor. Fala que é justo com todos os alunos, porém com alguns ele é 'mais justo', como já devem saber que misteriosamente alunos queridinhos dele aparecem com notas no SIGAA diferentes das apresentadas em sala. Talvez devam mostrar a ele como funciona a educação brasileira.
IMD0038 - FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA COMPUTAÇÃO II (90h) - Turma: 02 (2019.1)
Discente Observações
1 1. O tempo destinado para a realização das provas é curto, não condiz com a real necessidade para a resolução da avaliação. 2. A cada semestre a disciplina tem sua ementa alterada pelo professor (diverge da administrada por outros professores). 3. As aulas extrapolavam o horário previsto para o encerramento, chegando a prejudicar os alunos que tinham outros compromissos após as mesmas. Chegando ao ponto de termos menos tempo do que foi estimado pelo professor para a realização das avaliações. 4. O livro utilizado pelo professor é de difícil entendimento, além de está em construção. 5. Etc.
2 Péssima didática, apego a alguns alunos, desdém com os demais, basta verificar o índice de aprovação nas turmas dele, desde quando ele passou a lecionar essa disciplina até a presente data não ouve uma única turma que 50% dos alunos foram aprovados, para notar que ele não é um bom professor. Espero que para o bem do curso ele mude drasticamente a didática dele, faça um alinhamento com os demais professores que lecionam a mesma disciplina. A coordenação precisa rever a disciplina bem como os professores responsáveis por ministrar a disciplina. Athanasios Tsouanas não é um bom professor.
3 A transmissão do conteúdo da disciplina para mim não foi satisfatória, a didática proposta com aulas expositivas e "homeworks" não permite a fixação do conhecimento. Acredito que a monitória auxilie no processo de aprendizagem mas nem todos os alunos tem horário disponível para frequentá-la. Seria interessante aulas com exercícios de fixação e avaliações mais lineares com o que é exposto na sala de aula.
4 Em algumas provas, sugiro mais tempo para a realização. Principalmente na 1.3, achei um tempo curto para a realização completa da prova.
5 As aulas são excessivamente densas e apressadas, o que dificulta tanto para se entender o conteúdo quanto para se tirar dúvidas. Além disso, o professor acaba por dar muito conteúdo adicional, que está fora da emenda, em uma matéria já muito carregada, o que também colabora em sobrecarregar os alunos.
6 Disciplina com muito conteúdo para pouco tempo, alunos sem base matemática para cursar a disciplina que deveria ser a segunda parte, porém, FMC I não foi ministrada como deveria. Disciplinas como Matemática Elementar (quando bem ministrada) torna-se mais útil que FMC I. Muitos alunos acabam criando resistência à disciplina por causa da forma como FMC II nos é apresentada no início do curso, além disso, muitos desistem antes da segunda unidade.
7 Mudança de tópico de matéria muito rápida na hora da aula, muita informação em pouco tempo e sobrecarga nas atividades de casa.
8 É muito cansativo fazer a prova na última parte da aula. O desempenho acaba sendo prejudicado.
9 Durante o semestre desisti da disciplina IMD0038. Não consegui tranca-la durante o período normal, pensando que daria para recuperar a nota. Só depois que tive a segunda avaliação da 1ª unidade, tive a impressão que o objetivo da disciplina ou professor, era exatamente reprovar o aluno ou levar à desistência. Pois para mim era impossível se dedicar a uma única disciplina, como é cobrada, jogando o conteúdo durante as aulas (C.H Normal) e exigindo que os alunos participe da monitoria (com a mesma metodologia das aulas) e revise todo conteúdo milhares de vezes (CH Extra).

Comentários dos discentes sobre o trancamento da turma
IMD0038 - FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA COMPUTAÇÃO II (90h) - Turma: 01 (2019.1)
Discente Observações
1 A matéria requer um nível de abstração que o curso em si não consegue proporcionar (através dos professores anteriores), dessa forma se tornou uma matéria massiva que prejudica psicologicamente os alunos.
2 Dificuldades em acompanhar a matéria.
IMD0038 - FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA COMPUTAÇÃO II (90h) - Turma: 02 (2019.1)
Discente Observações
1 Dificuldade de entendimento da disciplina da maneira que o professor passa, dificuldade de comunicação.
2 Eu tranquei a matéria, devido ela ter um carga extensa de assunto, e demandar muito tempo de estudo e dedicação, e como eu estava pagando outras matérias que também cobravam muito de mim, optei por trancar a matéria.
3 O conteúdo da disciplina é muito pesado; Muito conteúdo para pouco tempo.
4 Disciplina muito pesada
5 Disciplina que necessita de muita dedicação e estudo, devido as cobranças do professor. Não pude acompanhar a matéria como deveria, uma vez que não tinha tempo suficiente pra estudar e praticar os conteúdos. Moro no interior, há duas horas da universidade, então sempre levo 4 horas diárias viajando. Dessa forma, minha situação se agravou. Quando a situação for um pouco melhor, tentarei na disciplina novamente.


Respostas Detalhadas

Os discentes são ordenados aleatoriamente e o nº de ordem serve apenas para visualização.


Componente: IMD0038 - FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA COMPUTAÇÃO II Turma: 01


Dimensão 1 - POSTURA PROFISSIONAL DO PROFESSOR
Discente Respostas às Questões
1.1.1 1.1.2 1.1.3 1.1.4
Sim Não (a) (b)
1 10 10 X X
2 10 10 X X
3 10 10 X X
4 10 10 X X
5 10 10 X X
6 10 10 X X
7 10 10 X X
8 10 10 X X
9 10 10 X X
10 10 10 X X
11 10 10 X X
12 10 10 X X
13 10 10 X X
Média 10,00 10,00 -- --
DP 0,00 0,00 -- --
% Sim/Não - - 100,00% 0,00% - -
% Resp. - - - - 92,31% 7,69%

Dimensão 2 - ATUAÇÃO DO PROFESSOR
Discente Respostas às Questões
2.1.1 2.1.2 2.1.3 2.1.4 2.1.5 2.2.1 2.2.2 2.2.3
1 10 10 10 10 10 10 10 10
2 5 2 2 8 1 10 5 8
3 10 10 10 10 10 10 10 10
4 1 1 2 2 1 10 0 10
5 10 9 8 9 10 10 9 10
6 7 9 8 10 10 10 8 9
7 10 7 10 10 10 10 10 10
8 10 7 10 10 5 10 10 10
9 10 10 10 10 10 10 10 10
10 10 10 10 10 9 10 10 10
11 10 10 10 10 9 10 9 10
12 8 7 10 10 10 10 10 10
13 8 5 8 9 7 10 7 9
Média 8,38 7,46 8,31 9,08 7,85 10,00 8,31 9,69
DP 2,72 3,10 2,93 2,22 3,39 0,00 2,93 0,63

Dimensão 3 - AUTOAVALIAÇÃO DO ALUNO
Discente Respostas às Questões
3.1.1 3.1.2 3.1.3 3.1.4 3.1.5 3.1.6 3.1.7
1 10 10 10 10 10 10 10
2 10 9 7 3 10 6 10
3 10 10 10 10 10 10 10
4 10 10 8 6 10 8 10
5 9 9 8 6 7 8 7
6 9 10 7 4 8 4 8
7 10 10 10 10 10 10 10
8 8 10 1 3 10 4 10
9 10 10 10 10 10 10 10
10 10 10 10 10 7 8 10
11 10 10 10 3 10 8 10
12 10 10 10 10 10 4 9
13 10 10 10 10 10 10 10
Média 9,69 9,85 8,54 7,31 9,38 7,69 9,54
DP 0,63 0,38 2,57 3,17 1,19 2,43 0,97


Componente: IMD0038 - FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA COMPUTAÇÃO II Turma: 02


Dimensão 1 - POSTURA PROFISSIONAL DO PROFESSOR
Discente Respostas às Questões
1.1.1 1.1.2 1.1.3 1.1.4
Sim Não (a) (b)
1 10 10 X X
2 10 10 X X
3 10 10 X X
4 10 10 X X
5 10 10 X X
6 10 10 X X
7 10 10 X X
8 10 10 X X
9 10 10 X X
10 10 10 X X
11 10 10 X X
12 8 7 X X
13 10 10 X X
14 10 10 X X
15 10 10 X X
16 10 10 X X
17 10 10 X X
18 10 10 X X
19 10 10 X X
20 10 10 X X
21 10 10 X X
22 10 10 X X
23 10 10 X X
24 10 10 X X
Média 9,92 9,88 -- --
DP 0,41 0,61 -- --
% Sim/Não - - 91,67% 8,33% - -
% Resp. - - - - 100,00% 0,00%

Dimensão 2 - ATUAÇÃO DO PROFESSOR
Discente Respostas às Questões
2.1.1 2.1.2 2.1.3 2.1.4 2.1.5 2.2.1 2.2.2 2.2.3
1 10 8 10 7 8 10 9 10
2 10 10 10 10 10 10 10 10
3 10 9 10 9 9 9 9 9
4 10 10 10 10 10 10 10 10
5 9 9 10 10 10 3 3 10
6 10 8 10 10 10 10 10 10
7 10 10 10 10 10 10 10 10
8 10 10 10 10 10 10 10 10
9 8 8 9 8 7 10 6 9
10 1 0 5 8 1 10 2 8
11 10 10 10 10 10 10 10 10
12 0 4 5 4 6 10 10 7
13 10 10 10 10 10 10 10 10
14 10 10 10 8 10 10 9 10
15 6 10 10 5 9 10 10 10
16 10 10 10 10 10 10 10 10
17 8 7 9 8 10 10 8 8
18 10 8 10 10 8 10 10 10
19 10 10 8 9 7 10 7 10
20 7 6 10 7 6 10 4 10
21 6 8 10 10 10 10 7 10
22 10 10 10 10 10 10 10 10
23 10 10 10 10 10 10 10 10
24 8 5 6 6 6 10 10 10
Média 8,46 8,33 9,25 8,71 8,63 9,67 8,50 9,63
DP 2,78 2,48 1,59 1,78 2,20 1,43 2,43 0,82

Dimensão 3 - AUTOAVALIAÇÃO DO ALUNO
Discente Respostas às Questões
3.1.1 3.1.2 3.1.3 3.1.4 3.1.5 3.1.6 3.1.7
1 8 10 6 3 10 2 1
2 10 10 10 10 9 6 10
3 9 9 9 9 9 8 10
4 10 10 10 9 9 10 5
5 9 10 10 9 10 10 10
6 10 10 10 7 9 8 10
7 7 10 6 4 10 5 10
8 10 10 10 10 10 10 10
9 10 10 7 6 7 7 6
10 7 10 3 2 10 3 4
11 10 10 10 7 10 10 8
12 10 10 8 8 10 7 10
13 9 10 8 8 10 10 10
14 10 10 8 10 10 8 10
15 10 10 5 10 8 6 9
16 10 10 10 10 10 10 10
17 9 10 5 3 5 5 7
18 10 10 0 N/A 5 5 5
19 8 10 0 5 8 2 4
20 10 10 6 7 9 6 10
21 10 10 4 8 10 6 8
22 9 10 10 6 10 9 10
23 10 10 10 5 10 5 10
24 8 8 7 5 6 6 8
Média 9,29 9,88 7,17 7,00 8,92 6,83 8,13
DP 1,00 0,45 3,10 2,52 1,61 2,53 2,61


Componente: IMD0109 - TÓPICOS ESPECIAIS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO X Turma: 01


Dimensão 1 - POSTURA PROFISSIONAL DO PROFESSOR
Discente Respostas às Questões
1.1.1 1.1.2 1.1.3 1.1.4
Sim Não (a) (b)
1 10 10 X X
2 10 10 X X
3 10 10 X X
4 10 10 X X
5 10 10 X X
Média 10,00 10,00 -- --
DP 0,00 0,00 -- --
% Sim/Não - - 100,00% 0,00% - -
% Resp. - - - - 100,00% 0,00%

Dimensão 2 - ATUAÇÃO DO PROFESSOR
Discente Respostas às Questões
2.1.1 2.1.2 2.1.3 2.1.4 2.1.5 2.2.1 2.2.2 2.2.3
1 10 8 10 10 10 10 10 10
2 10 10 10 10 10 10 10 10
3 10 9 10 10 10 10 10 10
4 10 10 10 10 10 10 10 10
5 10 10 10 10 10 10 10 10
Média 10,00 9,40 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00
DP 0,00 0,89 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

Dimensão 3 - AUTOAVALIAÇÃO DO ALUNO
Discente Respostas às Questões
3.1.1 3.1.2 3.1.3 3.1.4 3.1.5 3.1.6 3.1.7
1 10 10 10 8 10 10 10
2 10 10 10 10 10 10 10
3 9 10 10 7 10 6 6
4 8 10 1 2 10 4 5
5 10 10 10 10 10 10 10
Média 9,40 10,00 8,20 7,40 10,00 8,00 8,20
DP 0,89 0,00 4,02 3,29 0,00 2,83 2,49

Legenda:
N/A Item não avaliado ou não se aplica
DP Desvio Padrão
Dimensão 1 - POSTURA PROFISSIONAL DO PROFESSOR
1.1.1 O professor comparece às aulas?
1.1.2 O professor cumpre integralmente o horário de aula?
1.1.3 O professor disponibiliza o programa do componente curricular até a segunda semana de aula, conforme o Regulamento dos Cursos de Graduação?
1.1.4 O professor cumpre o programa do componente curricular?
Dimensão 2 - ATUAÇÃO DO PROFESSOR
2.1.1 Clareza na apresentação do conteúdo
2.1.2 Metodologias que favoreçam o aprendizado
2.1.3 Incentivo à participação do aluno nas aulas
2.1.4 Disponibilidade para tirar dúvidas em sala de aula
2.1.5 Relacionamento professor-aluno
2.2.1 O professor divulga as notas no prazo máximo de 10 dias úteis após a realização da avaliação?
2.2.2 O professor discute os resultados das avaliações esclarecendo suas dúvidas?
2.2.3 O professor utiliza o SIGAA ou outro meio eletrônico para manter contato com o aluno?
Dimensão 3 - AUTOAVALIAÇÃO DO ALUNO
3.1.1 Você comparece às aulas?
3.1.2 Você permanece nas aulas do início ao fim?
3.1.3 Você tira dúvidas com o professor durante as aulas?
3.1.4 Você procura tirar dúvidas fora do horário de aula?
3.1.5 Você utiliza a bibliografia sugerida pelo professor?
3.1.6 Você cumpre as atividades solicitadas pelo professor?
3.1.7 Você estuda os conteúdos fora do horário de aula?


Voltar SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2019 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao Imprimir Imprimir